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quinta-feira, 1 de agosto de 2013

O Sacramento do Matrimônio

"Eu te recebo como meu(minha) esposo(esposa) e a ti...,prometo ser fiel,amar e respeitar,na alegria e na tristeza,na saúde e na doença,na riqueza e na pobreza,todos os dias de nossa vida".

Toda criança nasce no seio de uma família.Vê,em primeiro lugar,o rosto do pai e da mãe.Acompanhada do sorriso dos pais,a criança vai desenvolvendo-se na condição humana.Suas mãos ensinam-lhe a caminhar certo.Sabe que pode contar com seu amor .Um ser humano que é privado desta boa experiência no início da sua vida,terá muitas vezes dificuldades em confiar nos outros,a acreditar no amor dado e recebido.
É amando que o homem se torna plenamente o que ele é.Pois Deus - que é amor - criou-o à sua imagem e semelhança,enquanto homem e mulher (Gn 1,27).Quando um homem e uma mulher se encontram,se amam,já não querem viver um sem o outro,devem preparar-se para isso.É o namoro,o noivado:escola de vida e de castidade,tempo de graça em que se aprofundam no seu projeto relativo aos compromissos do matrimônio.
No sacramento do matrimônio,prometem-se mutuamente fidelidade para toda a vida,intercambiando,livremente,o seu consentimento:é este consentimento que faz o matrimônio.O seu amor humano é então transformado interiormente pelo próprio amor de Deus,de maneira que se dão um ao outro este amor de Deus e se santificam mutuamente (CIC 1639-1642).E porque se trata não só do amor dessas duas pessoas,mas também do amor de Deus,fazem essa promessa em público,diante da comunidade eclesial (manifestada particularmente pelas testemunhas) e diante do sacerdote.Este representa a igreja,e dá-lhes a benção nupcial pela qual os esposos,ministros do sacramento,recebem o Espírito Santo que realiza a comunhão de amor de Cristo e da Igreja (CIC 1624).
O próprio Jesus cresceu em uma família em que a santidade de Maria e de José era eminente.No limiar de sua vida pública,escolheu revelar-se aos discípulos realizando o seu primeiro milagre por ocasião de uma festa de casamento (Jo 2,1-11). "A Igreja atribui grande importância à presença de Jesus nas núpcias de Caná.Vê nela a confirmação de que o casamento é uma realidade boa e o anúncio de que,daí em diante,será ele um sinal eficaz da presença de Cristo" (CIC 1613).
A união dos esposos é selada por um dom mútuo entre ambos:tornam-se "um só corpo e uma só alma" e encontram assim a sua plenitude e felicidade.
Por sua própria natureza,o amor conjugal exige uma ultrapassagem e uma abertura à fecundidade.Da união dos esposos pode nascer uma nova vida:o homem e a mulher tornam-se pai e mãe.A sua vida dilata-se,então.Cada filho é um dom de Deus,mas também uma missão.Por isso é importante que os esposos considerem diante de Deus e da sua consciência o número de filhos e a sua capacidade de educá-los.É também por isso que cada criança tem o direito de nascer no seio de uma família fundada no matrimônio.
"A unidade e indissolubilidade e a abertura à fecundidade são essenciais ao matrimônio.A poligamia é incompatível com a unidade do matrimônio;o divórcio separa o que Deus uniu;a recusa da fecundidade desvia a vida conjugal do seu 'dom mais excelente',a prole" (CIC 1664).

O Matrimônio é uma união para toda a vida.Jesus disse: "O que Deus uniu,o homem não separe" (Mt 10,9).Para muito,esta palavra é dura,pois não há garantia de exito em uma relação:as pessoas podem enganar-se,o seu amor pode asfixiar-se,em caso de doença ou em situações de sofrimento.Pode acontecer que duas pessoas que se amavam,deixem de compreender-se.Já não conseguem dialogar,tornam-se estranhas uma à outra."Maridos, ame cada um a sua mulher, assim como Cristo amou a igreja e entregou-se por ela" Efésios 5:25.

Com efeito,o sacramento do casamento não deve permanecer uma simples recordação dos tempos felizes.O sacramento recebido continua a ser,cada dia até o fim,a fonte de uma graça a que se pode recorrer incessantemente,a fim de conseguir a renovação do amor mútuo,a força do perdão,o apoio na provação,a alegria da fidelidade,etc...
Mas há casamentos que fracassam e os cristãos têm o direito a acreditar que,mesmo neste caso,não perdem o amor de Deus e nem o da Igreja de Cristo (CIC 1649-1651).

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