Juventude Missionária

Juventude Missionária
"Promovendo a evangelização de nossa Juventude."

A Juventude e o Magistério da Igreja


"Basta que sejais jovem para que eu vos ame".(Dom Bosco)

 Dom Bosco em toda a sua vida cultivou uma grande admiração pelo Papa e os ensinamentos da Igreja. Buscando dar resposta à sua vocação e atendendo aos apelos da juventude de seu tempo, Dom Bosco soube dar uma resposta concreta a esta realidade, sempre atento ao ensino do Magistério da Igreja.
 Mas afinal, o que é Magistério da Igreja? Magistério da Igreja é o conjunto de ensinamentos, textos e documentos da Igreja que orientam e dão as pistas para se chegar a uma evangelização mais eficiente, e orientam por onde a Igreja deve trilhar seus caminhos.
O Magistério da Igreja também se volta para a juventude. Vejamos alguns exemplos de manifestações da Igreja pela causa da juventude.
O Papa João Paulo II na Exortação Apostólica Christifidelis Laici, retomou a riqueza do que o Concilio Vaticano II falou sobre a juventude, afirmando que a Igreja tem tantas coisas para dizer aos jovens, e os jovens à Igreja. Este diálogo favorecerá o encontro e o intercâmbio das gerações, e será fonte de riqueza e de juventude para a Igreja e para a sociedade. E ainda, na sua mensagem aos jovens o mesmo documento diz: “A Igreja olha para vós com confiança e amor [...]. Ela é a verdadeira juventude do mundo [...]. Olhai para ela e nela encontrareis o rosto de Cristo. (Christifidelis Laici, nº 46).
Na Conferência Episcopal de Medelín, realizada na Colômbia no ano de 1968, a mesma se referia aos jovens como “uma grande força nova de pressão” e como um “novo organismo social com valores próprios”. A partir desta conferência, a Igreja vê na juventude a constante renovação da vida da humanidade. A juventude é o símbolo da Igreja, chamada a uma constante renovação de si mesma.
Já na Conferência Episcopal de Puebla, realizada no México no ano de 1979, os bispos fazem duas opções preferenciais: “opção preferencial pelos pobres e pelos jovens”. Puebla inicia dizendo que a Igreja confia nos jovens, sendo eles a sua esperança. Por ser dinamizadora do corpo social e especialmente do corpo eclesial, a Igreja faz uma opção preferencial pelos jovens com vistas à sua missão evangelizadora no continente e pede que se desenvolva uma Pastoral da Juventude organizada e atenta à realidade juvenil.
Na Conferência de Santo Domingo, que aconteceu no ano de 1992 na República Dominicana, o episcopado reafirma a opção preferencial pelos jovens feita em Puebla, não só de modo afetivo, mas também efetivamente por uma Pastoral Orgânica da Juventude, com acompanhamento, com apoio real, com diálogo, com maiores recursos pessoais e materiais e com dimensão vocacional.
Na Conferência Episcopal de Aparecida, realizada em Aparecida do Norte no ano de 2007, os jovens, “constituem a grande maioria da população da América Latina e do Caribe e representam enorme potencial para o presente e o futuro da Igreja e de nossos povos. Destacam-se no Documento, de modo especial, quatro qualidades juvenis: a sensibilidade, a generosidade, a potencialidade e a missionariedade da juventude.
"É importante que estes fermentos e o idealismo que
encerram encontrem a devida atenção em todos os componentes da
sociedade. A Igreja olha para os jovens com esperança, tem confiança
neles e encoraja-os a procurarem a verdade, a defenderem o
bem comum, a possuírem perspectivas abertas sobre o mundo e olhos
capazes de ver ‘coisas novas’” (Is 42,9; 48,6)..."Sabei que vós
mesmos servis de exemplo e estímulo para os adultos, e tanto mais o
sereis quanto mais vos esforçardes por superar as injustiças e a corrupção,
quanto mais desejardes um futuro melhor e vos comprometerdes
a construí-lo”.(PAPA BENTO XVI, Educar os jovens para a justiça e a paz.).
“É necessária uma firme atuação de todos os segmentos da Igreja no sentido de garantir o direito dos jovens à vida digna e ao pleno desenvolvimento
de suas potencialidades”.(CNBB, Evangelização da Juventude, n. 230).
“A dimensão transcendental de cada jovem pode e deve ser aprofundada no estudo,na catequese, na reflexão acerca dos conteúdos básicos da fé. Desse
aprofundamento fazem parte a iniciação à leitura da Palavra de Deus,
o conhecimento de Jesus Cristo e da Igreja”(CNBB, Evangelização da Juventude, n. 100).
"As circunstâncias do momento convidam-nos a prestar uma atenção muito especial aos jovens...É necessário que os jovens,bem formados na fé e na oração,se tornem cada vez mais apóstolos da juventude...A Igreja põe grandes esperanças na sua generosa contribuição nesse sentido"(Evangelli Nuntiandi,Paulo VI,n 72).

 Os Jovens na Igreja

Os Jovens devem se tornar sinal e testemunho generoso de serviço e doação, de anúncio e de alegria em nossa Igreja.Eis o nosso papel no mundo e na Igreja de Cristo:Somos missionários e evangelizadores,"protagonistas da evangelização e artífices da renovação
social"(Christifidelis Laici, nº 46).Por isso todos precisamos tomar nosso lugar, sendo protagonistas da missão na Igreja e como Igreja.
"Representam enorme potencial para o presente e o futuro da Igreja e de nossos povos,como discípulos e missionários do Senhor Jesus.Os jovens são sensíveis a descobrir sua vocação a ser amigos e discípulos de Cristo.São chamados a ser “sentinelas da manhã”,251 comprometendo-se na renovação do mundo à luz do Plano de Deus.(João Paulo II, Mensagem para a XVIII Jornada Mundial da Juventude,Toronto,28 de Julho de 2002, n.6.)Não temem o sacrifício nem a entrega da própria vida, mas sim uma vida sem sentido.Por sua generosidade, são chamados a servir a seus irmãos, especialmente aos mais necessitados, com todo o seu tempo e vida.Têm capacidade para se opor às falsas ilusões de felicidade e aos paraísos enganosos das drogas, do prazer, do álcool e de todas as formas de violência.Em sua procura pelo sentido da vida, são capazes e sensíveis para descobrir o chamado particular que o Senhor Jesus lhes faz.Como discípulos missionários,as novas gerações são chamadas a transmitir a seus irmãos jovens, sem distinção alguma, a corrente de vida que procede de Cristo e a compartilhá-la em comunidade, construindo a Igreja e a sociedade."(V CONFERÊNCIA GERAL DO EPISCOPADO LATINO-AMERICANO E DO CARIBE -Documento de Aparecida,item 443).

Desta forma, se faz necessário fortificar a Igreja na sua experiência e vivência juvenil, isto é, fazê-la voltar às suas origens, à sua juventude, para que possa reconquistar a credibilidade e a capacidade de escutar os jovens e se pronunciar cada vez mais em seu favor.
Uma das formas de fazermos isso é rejuvenescendo o rosto da Igreja. Como fazer isso? Tornando-a uma casa para os jovens, um lugar de acolhida, de chegada para recuperar as energias em vista de uma renovada missão, sendo os jovens apóstolos de outros jovens. É preciso, mais do que nunca, tornar jovem a Igreja, para que os jovens sejam Igreja.

Juventude Legionária... NUNCA ESQUEÇA DE:


Rejuvenescer o rosto da Igreja,mãe da nossa fé.


Por ocasião do 50º Aniversário da Conclusão do Concílio Vaticano II, à luz da Lumen Gentium e da Gaudium et Spes, que nos fizeram ver que a Igreja é o Povo de Deus, Corpo de Cristo, Mãe dos crentes, Serva do mundo, e conscientes de que a missão da Igreja è refletir a luz de Cristo em cada época da história e.... fazer resplandecer o rosto de Cristo também perante as gerações do novo milênio (NMI 16), como Família Salesiana nos empenhamos em... Rejuvenescer o rosto da Igreja, Mãe da nossa fé.
Não se trata de fazer “lifting” ou maquiagem, mas sim de empenhar-nos por engendrar nela novas energias e torná-la mais bela e atraente: amá-la e dar a vida por Ela. A beleza do rosto da Igreja consiste em refletir a beleza do rosto do Senhor. A nova Jerusalém não é apenas alguma coisa para o futuro; deve ser prefigurada e antecipada já, aqui e agora.
O nosso dever é estar na Igreja, ou antes: ser Igreja, atuar com a Igreja e para a Igreja. O desafio é justamente levar as pessoas, especialmente os jovens, a apaixonar-se pela Igreja, fazendo com que ela seja a transparência de Cristo e se assemelhe à Jerusalém celeste (Ap 21,10-23):
- uma comunidade de fiéis, renovada pelo sopro do Espírito, que a anima;
- uma comunidade enriquecida por multíplices vocações, carismas e ministérios;
- uma comunidade aberta e acolhedora, sobretudo dos pobres;
- uma comunidade que vive a paixão pela vida, justiça e solidariedade;
- uma comunidade que é fermento de esperança para uma sociedade digna do homem e para uma cultura rica de valores éticos e espirituais;
- uma igreja jovem,onde os Jovens se sentem em casa,como em família.

Temos de ter em vista dois tópicos especiais,importantes e essênciais para que possamos transfigurar nossa juventude em nosso Senhor Jesus Cristo e,assim,podermos fazer um emcontro íntimo e pessoal com o Mestre:

1º. Fortificar a Igreja: quer dizer,fazê-la voltar às origens,à sua juventude, para que possa reconquistar credibilidade e capacidade de escuta – uma Igreja com os traços da martiria, euangelia, leitourgia, diakonia, segundo a linha apresentada nos Atos dos Apóstolos.

2º. Rejuvenescer a Igreja: isto é,torná-la casa para os Jovens,insistindo no caminho mistagógico para com ela.Aqui poder-se-ia desenvolver algum ÍCONE,como o dos Discípulos de Emaús,no sentido de que a Igreja é a casa de todos os que acreditam em Jesus Cristo,e querem em comum viver e testemunhar essa fé.

A exemplo de Maria Santíssima,Mãe Legionária,que ao visitar sua prima Santa Isabel não se preocupou com o caminho a se percorrer,apenas quis levar o Verbo Eterno do Pai,a Palavra de Deus que nutria em seu ventre de modo a levar o amor de Deus àquela que era considerada estéril aos olhos dos homens e para mostrar que para Deus nada é impossível.Assim,nós Legionários e Missionários de Maria,devemos realizar nossos trabalhos com amor e dedicação e a cada visita que realizarmos devemos rezar o Santo Rosário de modo a contemplar os Mistérios da Encarnação,Morte e Ressurreição de Jesus Cristo,nosso Salvador e Redentor e de explicarmos e compreendermos ainda mais sobre o lugar de Maria no Mistério da Salvação e,ainda,anunciar a Boa Nova do Reino de Deus e explicar o que nos diz a Sagrada Escritura,favorecendo o entendimento e o esclarecimento de modo que quem acolhe a Palavra de Deus possa compreender e vivenciar o Evangelho em sua vida.
É uma exortação para tornar jovem a Igreja e fazer com que os jovens sejam Igreja.

Salve Maria!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Juventude Legionária:Missionários de Maria

Juventude Legionária:Missionários de Maria
Nossa missão é dar continuidade à missão de nosso Senhor Jesus Cristo,anunciando a Boa Nova do Reino de Deus a toda criatura.

Juventude Legionária

Juventude Legionária
Ser jovem e profeta de Cristo é nossa missão e vocação