Juventude Missionária

Juventude Missionária
"Promovendo a evangelização de nossa Juventude."

quarta-feira, 25 de abril de 2012

-=JMJ RIO2013=- logomarca oficial

 




Rio de Janeiro (RV) - Nos últimos dias, milhões de jovens do mundo inteiro viveram a expectativa de conhecer o símbolo da próxima Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Rio2013.

A contagem regressiva chegou ao fim nessa terça-feira, 7 de fevereiro, com a divulgação da logomarca oficial do evento. O lançamento aconteceu no auditório do Edifício João Paulo II, no bairro da Glória, no Rio.

Além do presidente, o arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, e dos vice-presidentes do Comitê Organizador Local (COL), Dom Paulo Cezar Costa e Dom Antonio Dias Duarte, estavam os responsáveis pelos setores que compõem o Comitê.

Entre as autoridades compareceram o Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e arcebispo de Aparecida, Cardeal Dom Raymundo Damasceno Assis, e o atual Secretário da Congregação para os Bispos, em Roma, Dom Lorenzo Baldisseri. Participaram também quase cem bispos que estão no reunidos no Centro de Estudos do Sumaré para o 21º Curso para Bispos, promovido pela Arquidiocese do Rio.

Na ocasião, Dom Orani anunciou o vencedor do concurso da logomarca, Gustavo Huguenin, 25 anos, natural da cidade de Cantagalo, região Serrana do Rio

No momento da apresentação da logo, o Cristo Redentor foi iluminado com as cores verde e amarelo, em referência ao país sede da próxima JMJ.

O arcebispo do Rio lembrou que a Jornada vai muito além do Rio de Janeiro ou do Brasil. “Os jovens vão levar daqui valores novos para o mundo. Alegra-me ver que podemos fazer desse trabalho local, um serviço de amor para o mundo. Estaremos influenciando o presente e o futuro” - completou Dom Orani.

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, disse a cidade vai se mobilizar para realizar a maior JMJ da história. “Será um encontro de amor, de paz, fé e valores cristãos” - afirmou Paes.

Para o governador do Rio de Janeiro, esse é um momento de virada do Rio. “Depois que o Cristo se tornou uma das sete maravilhas do mundo, o Rio passou a ser mais ousado. E é esse evento que vai consolidar essa cidade pacificada. Vai ser o evento dos eventos e vamos fazer de tudo para ser a JMJ mais extraordinária de todas” - afirmou Cabral.



A logomarca

O arcebispo do Rio ressaltou que a logomarca traz as florestas, o mar, o Pão de Açúcar e todas as maravilhas do Rio. “Todos nós estamos como essa marca. Aqui, há um coração batendo forte e dizendo: venham ter essa experiência com Deus” - assegurou.



O significado

Com base no trecho da Palavra do Evangelho de São Mateus, percebe-se a necessidade de expressar uma referência direta à imagem de Jesus e ao sentido do discípulo. Neste episódio, Jesus se encontrou com seus discípulos em uma montanha, após sua ressurreição. Como símbolo da cidade do Rio de Janeiro, o Cristo Redentor também se encontra em uma montanha e é um monumento reconhecido no mundo inteiro. O tema é uma palavra de ordem proclamada pelo próprio Senhor Jesus, e assim a Sua imagem possui destaque no centro do símbolo.

Os elementos do símbolo formam a imagem de um coração. Na fé dos povos o coração assumiu papel central, assim como o Brasil será o centro da juventude na Jornada Mundial. Também designa o homem interno por inteiro, se tornando nesta composição a referência aos discípulos que possuem Jesus em seus corações.

Os braços do Cristo Redentor ultrapassam a figura do coração, como o abraço acolhedor de Deus aos povos e jovens que estarão no Brasil. Representa nossa acolhida, como povo de coração generoso e hospitaleiro.

A parte superior (em verde) foi inspirada nos traços do Pão de Açúcar, símbolo universal da cidade do Rio de Janeiro, e a cruz contida nela reforça o sentido do território brasileiro conhecido por Terra de Santa Cruz. As formas que finalizam a imagem do coração possuem a cor azul, representando o litoral, somada ao verde e amarelo que transmitem a brasilidade das cores da bandeira nacional.

"Foi uma atitude de fé participar desse concurso", afirmou o jovem Gustavo Huguenin, 25 anos, criador da logomarca vencedora da Jornada Mundial da Juventude Rio2013. A partir de hoje, seu trabalho estará espalhado nos quatro cantos do mundo.

Natural do município de Cantagalo, região serrana do estado do Rio de Janeiro, o jovem frequenta a paróquia Santíssimo Sacramento, da diocese de Nova Friburgo. Formado em Design Gráfico pelo Instituto Federal Fluminense (IFF), ele trabalha como designer gráfico e webdesigner em um escritório próprio.

"Para mim é alegria imensa saber que o meu trabalho vai ser usado no maior evento católico do mundo, ainda mais com Santo Padre, e que essa imagem estará associada ao encontro pessoal que os jovens do mundo inteiro terão com Jesus Cristo na JMJ Rio2013", destacou o designer.

De formação católica desde a infância, ele participa de grupo de oração da Renovação Carismática Católica (RCC) desde os 19 anos. É Ministro Extraordinário da Sagrada Comunhão e faz parte do setor de Comunicação da RCC nacional.



Fonte: Rádio Vaticano

Jornada Mundial da Juventude 2013 Rio de Janeiro

Todas as dioceses brasileiras estão envolvidas com a JMJ 2013


A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2013 que acontecerá no Rio de Janeiro terá uma grande novidade: a Semana Missionária, que envolverá todas as 276 diocese brasileiras. Desde já todas as forças eclesiais trabalham juntas para que este seja um momento intenso de novo impulso especialmente para a Pastoral da Juventude.

Assim, nesta quarta-feira, 25, a Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude terá uma hora de apresentação dentro da programação da Assembleia Geral da CNBB, que acontece desde o dia 18 de abril, em Aparecida (SP).

Aqui nos encontramos com a maioria dos bispos do Brasil. São eles que respondem em primeira instância por toda a movimentação da juventude em suas dioceses. Queremos esclarecer todas suas dúvidas”, salienta o presidente desta Comissão, Dom Eduardo Pinheiro.

As primeiras dúvidas, segundo o presidente da Comissão Organizadora Local (COL), Dom Orani João Tempesta, são relativas aos preparativos, às inscrições, ao deslocamento e ao acolhimento das pessoas.

A Diocese de Limeira (SP), por exemplo, se prepara para receber mais de 250 jovens, por isso os diversos setores estão envolvidos nesses trabalhos.

Eu vim visitar meu bispo e aproveitei para tirar minhas dúvidas sobre o acolhimento dos jovens estrangeiros que virão para esta Semana Missionária. Todos os jovens da diocese dos diversos setores estão envolvidos. A juventude da minha diocese é muito trabalhadora e promissora, muito capacitada para trabalhar em todos os âmbitos da sociedade dando testemunho de Jesus Cristo”, ressalta padre Deivison Rodrigo do Amaral.

Deste modo, com a Semana Missionária os jovens estrangeiros poderão conhecer um pouco sobre a realidade pastoral no Brasil.

A evangelização na América Latina é muito peculiar em relação à juventude e o Brasil mais ainda por causa de seu tamanho e pluralidade. Temos no setor da juventude 59 expressões diferentes que acompanhamos. Isso é muito bem visto pelos outros países”, destaca o assessor nacional da Pastoral da Juventude e do Setor Juventude da CNBB, padre Carlos Sávio.

Mas mesmo as dioceses que não receberem peregrinos estrangeiros viverão a Semana Missionária, pois ela também quer dar um novo impulso para que os jovens sejam discípulos de Cristo.

Dom Eduardo recorda que "o presidente do Pontifício Conselho para os Leigos, Cardeal Stanislaw Rylko, ficou muito contente com essa motivação que está muito ligada a orientação do Documento de Aparecida que fala sobre os discípulos missionários. Nós, dentro desse espírito da Missão Continental, queremos fazer dessa Semana Missionária um momento forte de impulso da Pastoral Juvenil em todas as dioceses".

Uma estrada para a JMJ 2013
A Semana Missionária está alicerçada em três pilares: cultura, ação social e espiritualidade. Até 23 de julho de 2013, dia em que começa oficialmente a JMJ Rio, há um caminho a ser percorrido. Além da peregrinação da Cruz e do ícone de Nossa Senhora que já está acontecendo em todas as dioceses, haverão três seminários este ano em Brasília com temas específicos: Comunicação, Bioética e Missionariedade.

A Campanha da Fraternidade 2013 também estará ligada à jornada, com o tema "Fraternidade e Juventude" e o lema “Eis me aqui, envia-me" (Is 6, 8). Segundo padre Sávio, a CF 2013 tratará sobre questões como o extermínio de jovens, políticas públicas e comunicação.

FONTE: Canção Nova

sexta-feira, 20 de abril de 2012

O ser humano foi criado à imagem e semelhança de Deus:"Deus disse:Façamos o ser humano á nossa imagem e segundo a nossa semelhança...Deus criou o ser humano à sua imagem,á imagem de Deus o criou.Homem e mulher ele os criou"(Gn1,26a-27).
O trecho acima nos afirma que Deus criou todas as coisas por meio da Palavra.Deus criou o homem e a mulher pelo amor e para o amor e,assim,devem viver a partir desse amor.
O amor supõe uma resposta a ser dada numa vida de comunhão(comum união),que se abre para múltiplas relações.Essas relações existenciais ao ser humano só adquirem verdadeiro sentido e têm sua plenitude na relação com Deus.
Homem e mulher,habitantes do mundo,são chamados a cultivar,zelar e preservar a natureza com amor e carinho,pois se trata de uma dádiva para com Deus.Esse mandato divino assume na atualidade,cada vez com mais força,um caráter de urgência.O ser humano é chamado a viver uma justa relação com o mundo.A ecologia requer  um relacionamento saudável com o mundo.A relação com a natureza deve ser consequência de uma boa relação com Deus e com as criaturas.
Ser criado à imagem e semelhança de Deus significa que a pessoa é livre,racional e chamada a amar.O homem,diferente das demais criaturas,foi criado para a comunhão com os outros e com Deus.A pessoa humana só se realiza plenamente,quando dá e compartilha sua vida com os outros.Se esta experiência foi bem vivenciada,ela é uma antecipação daquilo que é a vida definitiva no céu:"Comunhão plena de mor com Deus e os irmãos".
"Criado á imagem do Deus único,dotados de uma mesma alma racional,todos os homens têm a mesma natureza e a mesma origem.Resgatados pelo sacrifício de Cristo,todos são convidados a participar na mesma felicidade divina;todos gozam,portanto,de igual dignidade"(CIC-Catecismo da Igreja Católica).

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Ágape: Amor incondicional de Deus para com a humanidade.

     

                                                                                 
A palavra Ágape vem de origem grega e significa o amor divino, ou seja, o amor de Deus por seus filhos.  E ainda o amor que as pessoas sentem umas pelas outras inspiradas nesse amor divino.
No princípio, existia Deus, que é amor.Sua vida é amor.Mas este seu amor é de Pai.Assim dá nascimento eterno ao seu Filho Jesus e ao Espírito Santo.É a felicidade perfeita.
O amor de Deus transbordou e quis criar os homens.Estes ecaram e Deus tentou salvá-los.O Pai enviou seu Filho Unigênito à terra:é Natal,é a encarnação do Verbo Divino.O Pai e o Filho enviaram o Espírito Santo à terra:é Pentecostes,é o nascimento da Igreja Corpo Místico de Cristo.
Nas páginas do livro, o autor apresenta trechos selecionados do Evangelho de são João e os reinterpreta à luz do significado do amor divino no mundo contemporâneo.
Mais do que se apresentar como estudo teológico sobre os escritos narrados pelo apóstolo, o livro tem explícita intenção oracional. Nesse sentido, trata-se de um diálogo entre o autor, na condição de padre, e seus filhos em busca da boa palavra. Cada capítulo do volume se encerra com uma oração envolvendo os temas ali examinados pelo autor, como a convidar os leitores para um momento de introspecção e de acolhimento das mensagens de Jesus segundo são João.
A escolha do Evangelho de são João entre tantas outras possibilidades dentro da Bíblia é justificada por Padre Marcelo pela beleza da estrutura literária e pela impressionante delicadeza com que são descritos os momentos da vida de Jesus – como se o apóstolo não se contentasse em apenas narrar os fatos, mas quisesse nos trazer para dentro da situação descrita. Compartilhar a beleza das narrações do evangelista com os leitores é outro dos objetivos declarados do autor, que busca, com Ágape, incentivar cada vez mais a leitura da Palavra de Deus.

Juventude Legionária:Missionários de Maria

Juventude Legionária:Missionários de Maria
Nossa missão é dar continuidade à missão de nosso Senhor Jesus Cristo,anunciando a Boa Nova do Reino de Deus a toda criatura.

Juventude Legionária

Juventude Legionária
Ser jovem e profeta de Cristo é nossa missão e vocação